segunda-feira, 5 de março de 2012

GUIÑAZU: O Pelejador dos Pampas



O jogador de futebol Pablo Horacio Guiñazu, argentino nascido em 26 de agosto de 1978, no povoado de Córdoba, iniciou sua carreira profissional em agosto de 1996. Como todo jogador, seu maior desejo era uma carreira de sucesso, feita de vitórias, taças e prestígio. Mas o que o destino lhe proporcionou não foi o que o bravo Pablo Horacio esperava, os clubes que defendeu eram, em sua maioria, pequenos e até mesmo em seu país de origem sua atuação foi curta e sem nenhuma valorização.
Com passagem por times da Argentina, Itália, Rússia e Paraguai, Guiñazu não obteve o reconhecimento nem os títulos que almejava. Aos 11 anos de carreira, havia conseguido apenas dois títulos, em 2002 pelo Clube Atlético Independiente da Argentina, e em 2006 foi campeão paraguaio com Club Libertad. E ainda assim, Pablo continuava fadado ao anonimato na história do futebol.
“El Cholo”, como também é chamado, encontrava-se em uma situação crítica como jogador, pois sua carreira já tinha a essa altura, pouco tempo de duração e os seus sonhos ainda eram grandes demais. Era necessário que o volante tomasse alguma atitude para mudar a sua história de tão poucos méritos. Sem perder a esperança, com muita determinação e sua singular bravura, Guiñazu não desistiu da luta em busca de seus objetivos e de oportunidades para alcançá-las.
Até que, em 2006, aconteceu o que mudaria a vida e a carreira do jogador. Durante a Copa Libertadores da América, jogando pelo paraguaio Libertad, Guiñazu conheceu o Gigante da Beira Rio, e o Sport Club Internacional de Porto Alegre conheceu “El Cholo Loco”. Em 2007, veio a proposta: o Clube Colorado, recém saído vitorioso da Copa Libertadores, desejava ter Guiña no seu elenco. E o jogador, já com 29 anos, muitos sonhos e pouco tempo para realizá-los, não teve dúvida ao aceitar.  O que essa oportunidade trouxe foi muito além do que o argentino, o time que o contratava e sua torcida imaginavam.
Por ter como características mais marcantes a garra, a forte marcação e uma intensa e incansável movimentação em campo, Guiñazu é titular absoluto do maior clube do Rio Grande de Sul desde o momento em que estreou, em 05 de agosto de 2007. Chegando a receber, em 2009, a braçadeira de capitão do time como reconhecimento. E em apenas três anos, participou de nada menos que seis conquistas, que tornaram o Internacional e o aguerrido Pablo Horacio em Campeões de Tudo. Com a intensa participação do jogador, o time de Porto Alegre alcançou todos os títulos que um clube de futebol pode conquistar, com a clara exceção do Campeonato da Segunda Divisão e da Taça Sul Minas, que se recusa. Dentro desses títulos alcançados por Guiñazu, estão a Copa de Dubai (2008), a Copa Sul-americana (2008), sendo o clube, o único time brasileiro a vencer, três taças do Campeonato Gaúcho (2008, 2009, 2011), a Copa Suruga (2009) e o angustiante e inesquecível bicampeonato da Libertadores da América, conquistado em 2010.
Com 186 partidas jogadas e apenas quatro gols marcados, Guiñazu não deixa de ser um jogador essencial no time e o maior ídolo da torcida. O momento mais marcante da sua carreira foi a conquista de seu primeiro grande título, a vitória da Copa Sul-Americana de 2008. Ainda assim, restaram sonhos: a taça de um campeonato brasileiro e o bicampeonato mundial em Abu Dhabi, em dezembro de 2010, além do desejo de permanecer no Internacional, até encerrar sua carreira, clube que, segundo o próprio argentino o acolheu, apostou na sua capacidade e deu-lhe a chance de títulos e carinho.
Mesmo com uma história de anonimato, Guiñazu não se intimidou, desistiu de suas metas e lutou bravamente para atingi-las. O “Pelejador dos Pampas”, como é chamado pela torcida que o admira intensamente, foi atrás do que acreditava (e por si mesmo), e não descansou até alcançar a oportunidade de mudar sua história, que de insucessos passa a ser de vitórias continuas. O guerreiro Guiñazu não conseguiu transformar apenas sua vida, mas também a vida de mais de 100.000 pessoas que acreditavam na sua determinação, força de vontade e insistência pelo que se deseja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário